top of page
Buscar

COMO EMITIR A CERTIDÃO DE ÓBITO

  • Foto do escritor: e-Inventários
    e-Inventários
  • 15 de mar. de 2023
  • 1 min de leitura

Atualizado: 23 de mar. de 2023


Para emitir a CERTIDÃO DE ÓBITO, você precisará primeiro ter o Atestado de Óbito, também conhecido como Declaração de Óbito, que é o documento padrão emitido com três vias pelo Ministério da Saúde e que será preenchido e assinado por um médico, ainda que a morte não tenha ocorrido dentro de um hospital. A Declaração de Óbito formaliza o fim da vida de um indivíduo, informando quais foram as causas da morte, local onde ocorreu, data, horário entre outros.


Com a Declaração de Óbito em mãos, dirija-se até o Cartório de Registro Civil mais próximo da localidade onde ocorreu o falecimento ou o mais próximo da residência do falecido, levando com você os seguintes documentos:


  • declaração de óbito;

  • RG e CPF do falecido;

  • certidão de nascimento ou casamento do falecido

  • seu documento de identidade


No Cartório você deverá informar se o falecido deixou cônjuge ou companheiro vivo, bem como filhos. Recomendamos que sejam incluídos na certidão os nomes de todos eles e seus anos de nascimento.


Qualquer pessoa poderá solicitar a emissão da CERTIDÃO DE ÓBITO, mas o ideal é que seja feita por um parente próximo e que saiba prestar as informações que citamos acima.


A CERTIDÃO DE ÓBITO é gratuita, somente a segunda via será cobrada.


Cuide com o prazo! A CERTIDÃO DE ÓBITO deve ser emitida no prazo de 15 dias a contar do falecimento!


Esse prazo será de 3 meses se o local do falecimento estiver a mais de 30 quilômetros do Cartório de Registro Civil mais próximo.


Caso não seja feita nesse tempo, será necessário promover um pedido judicial, por meio de um advogado.



 
 
 

Comments


bottom of page